segunda-feira, 4 de junho de 2012

Colesterol tem influência na evolução do Alzheimer

Uma equipe de pesquisadores americanos descobriu que o colesterol tem papel importante na produção de uma proteína que destrói neurônios e é considerada a principal causa da doença de Alzheimer. A descoberta foi publicada nessa semana na revista “Science”.


O Alzheimer é uma das formas mais comuns de demência, que leva a alterações progressivas da memória, de julgamento e raciocínio intelectual, e costuma acometer pessoas idosas.
A equipe de pesquisadores, comandada por Charles Sanders, do Centro de Biologia Estrutural, revelou a estrutura tridimensional de uma proteína que dá origem a outra chamada beta-amiloide, encontrada em exames feitos no cérebro de vítimas da doença.


 Estrutura tridimensional da proteína (em verde e azul)
aparece ligada ao colesterol (branco, preto e vermelho).
(Foto: Vanderbilt University)



Ao mapearem sua estrutura, por meio de uma ressonância magnética com dimensão microscópica, eles perceberam que o colesterol se ligava a uma parte dela.
“Há muito tempo que se pensa que, de alguma forma, o colesterol promove a doença de Alzheimer, mas os mecanismos não eram claros”, disse Sanders.


Pesquisas anteriores já haviam sugerido que o colesterol alto aumenta o risco de Alzheimer e tal evidência foi levada em conta pelos cientistas.


Segundo Sanders, a análise microscópica da molécula, que mostrou ambas coladas uma na outra, pode responder a questão e ter um papel decisivo na evolução do tratamento da doença.




http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/06/colesterol-tem-influencia-na-evolucao-do-alzheimer-diz-pesquisa.html

2 comentários:

  1. A alimentação é deveras importante para a nossa sáude. Este post demonstra como uma má alimentação pode levar ao desenvolvimento de doenças do sistema nervoso, como neste caso a alzheimer, devido ao mau colesterol produzido no nosso organismo. Devido a este estudo viu-se que uma proteina produzida no cerebro, a beta-amiloide,tem partes em que o colesterol se liga. Isto prova como uma má alimentação pode levar ao desenvolvimento de alzheimer.

    ResponderEliminar
  2. O colesterol tem duas fontes, uma é o nosso próprio organismo que o produz, outra muito importante é a alimentação principalmente os ovos, carne vermelha, leite e derivados. Todos os produtos que vem dos animais possuem colesterol, uns mais do que os outros. Já os produtos vegetais não contém colesterol.Este post é interessante pois mostra como os descuides na nossa dieta diária podem vir a ter consequências muito graves como por exemplo esta doença degenerativa que ataca um percentagem significativa da população- o Alzheimer..

    ResponderEliminar