domingo, 3 de junho de 2012



Fungos limpam solo e água poluídos

Fungos têm uma péssima reputação. Mas agora é melhor rever esse estereótipo. 
       Pesquisadores alemães do Centro Helmholtz para Pesquisas Ambientais, em Leipzig, estão a desenvolver maneiras de utilizar fungos para limpar solo e água.
Água e solo poluídos
       A habilidade destrutiva de alguns fungos deriva de enzimas poderosas, como a lacase, que quebram a lignina, molécula encontrada na parece celular de muitas plantas, cuja função é conferir rigidez e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos.
       De acordo com as propriedades destas enzimas, os cientistas encontraram maneiras de decompor toxinas, incluindo-as em estações de tratamento de esgoto e em solos.
       Segundo o biólogo Dietmar Schlosser, um dos membros da pesquisa, as lacases não são exigentes. “Essas enzimas não fazem distinção entre as estruturas químicas”, conta Schlosser." Por esse motivo, algumas lacases quebram hidrocarbonetos e dióxidos, deixando para trás apenas água e gás carbônico –, e outras alteram as ligações químicas e transformam substâncias tóxicas em moléculas orgânicas menos perigosas, que podem ser quebradas por determinadas bactérias.
       Em relação há limpeza dos solos, o funcionamento das lacases é semelhante, o que varia é a acção posterior das baterias. 
Marasmius oreades
       Schlosser explica que os fungos estendem suas hifas, longas células cilíndricas e filamentosas, no solo. As superfícies húmidas das hifas dão a estas bactérias a habilidade de percorrer longas distâncias, isto porque, o solo tem poros preenchidos por ar, cujos as bactérias não conseguem atravessar, pois estas "movem-se através da humidade". As hinfas dos fundo promovem deste modo uma maior mobilidade das bactérias.
       Dessa maneira, o fungo limpar o solo, como é o caso cogumelo Marasmius oreades, que pode crescer e espalhar-se por vários metros, embora pareçam estar separados na superfície. 
Fonte:


6 comentários:

  1. Durante este ano lectivo, aprendi muitas coisas onde podemos utilizar determinado tipo de organismos para nosso beneficio, sendo este post um bom exemplo disso.
    Resolvi falar sobre como usar os fungos para o tratamento de aguas e solos, visto que o tratamento de aguas residuais foi o tema da minha apresentação oral, e acho que as pessoas devem ter uma ideia de que as ETAR's não são as únicas que conseguem tratar as águas, neste caso os fungo também o conseguem, assim como as plantas (ETAP's - tratamento de aguas com plantas). Estes tipos de tratamento em relação às ETAR's só tem uma desvantagem, a duração do tratamento.
    Em suma apesar de já existirem meios para tratar a água e os solos, este são essenciais para a nossa sobrevivência, por isso é necessário conserva-los e preserva-los ao máximo :D

    ResponderEliminar
  2. =) bom post joana. Acho que tiveste muito bem em relacionar o tratamento das águas com seres a biosfera! eu nao sabia do tratamento de águas com os fungos =) obrigado por me ensinares mais uma via de tratamento das águas, as ETAP'S =p

    ResponderEliminar
  3. Impressionante como a natureza arranja maneira para ultrapassar os problemas, e como o Homem estuda esses processos e tira proveito deles. :)
    Muito interessante!

    ResponderEliminar
  4. Realmente Joana vê-se que aprendeste bastante com o nosso trabalho ;)
    Posto muito interessante, se ate os fungos tem a capacidade de limpar as ás guas, e também os solos o que será que fazem mais? tanto eles como todos os outros seres vivos ;)

    ResponderEliminar