segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Afinal, o uso de desodorizante causa cancro de mama ?


Provavelmente já recebeu emails a falar sobre a influência do uso de desodorizantes no aparecimento do cancro da mama. Esses rumores baseiam-se  em alguns produtos que contém químicos conservantes que agem como o estrogénio. Esta hormona é conhecida por provocar alguns cancros de mama, principalmente aqueles perto das axilas, onde os antitranspirantes são aplicados.
Agora, um novo estudo diz que sim, há evidências de presença desses químicos em 99% das amostras de tecidos cancerígenos de mulheres com cancro de mama, mas, no entanto muitas delas não usavam desodorizantes. Muitas das marcas nem contém mais os químicos apontados como possíveis cancerígenos.

                                      
Os químicos inimigos são os do tipo parabenos (conservantes eficazes utilizados na eliminação de micro-organismos), muito utilizados em cosméticos.
Este estudo incluiu 40 mulheres com cancro da mama que escolheram fazer mastectomia (cirurgia de remoção completa da mama). Os pesquisadores analisaram quatro amostras do tecido retirado de cada mulher. Elas vieram de várias regiões do peito, incluindo a da axila.
99% das amostras tinham evidências de pelo menos um parabeno, com 60% revelando cinco.

O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas. As toxinas são eliminadas com a transpiração. Os antitranspirantes  evitam a transpiração, portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas. Como não saem pelo suor, o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços. A maioria dos tumores cancerígenos do seio ocorrem neste quadrante superior da área da mama, precisamente onde se encontram as glândulas.” Parece Lógico não é ?

No entanto segundo o dermatologista Davi de Lacerda , “A revisão criteriosa da literatura médica não evidencia relação causal entre o uso de antitranspirante e o cancro da mama; apesar de alguns grupos pensarem haver um elo entre os dois, isso jamais foi comprovado – ou seja, não há fundamentação científica para tal afirmação”.

                                      



9 comentários:

  1. já tinha ouvido falar que certos quimimcos utilizados nos desodorizantes poderiam provocar cancro da mama... mas achei interessante a explicação da eliminação das toxinas, nunca tinha pensado nisso, é um bom ponto de vista

    bom post :)

    ResponderEliminar
  2. É impensável que no mercado possam estar disponíveis produtos que podem levar ao aparecimento deste tipo de cancro, sempre sem estar cientificamente provado se realmente é prejudicial ou não para as glândulas mamárias...

    ResponderEliminar
  3. Se realmente estes químicos causarem cancro é muito perigoso pois os desodorizantes são algo que utilizamos todos os dias ..
    Como se pode ver no post, há uma grande polémica em volta deste assunto, muitos dizem com grande certeza que estes químicos são nos prejudiciais e levam ao aparecimento de cancro, outros refutam dizendo que não há qualquer fundamento cientifico para esta acusação, mas algo que não consegue ser explicado hoje, amanha pode ser algo muito simples, esperemos que se consiga definitivamente explicar este assunto .

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo Rita, espero que se consiga um estudo completo que nos dê certezas se é prejudicial o uso de desodorizantes. Pois até agora a minha ideia era que o uso de desodorizantes não era muito prejudicial, o que era mau era o uso de anti-transpirantes pois esses bloqueiam a passagem do suor pelas glândulas sedoriparas, o que podia levar ao aparecimento de tumores devido á acumulação de toxinas..

    ResponderEliminar
  5. Pois patrícia, também só com este post é que descobri que não só os anti-transpirantes como também os desodorizantes e muitos outros produtos cosméticos possuem quimicos que nos podem fazer mal (parabenos), ou será que nao ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós só sabíamos dos anti-transpirantes!
      É incrível como se pensa que algo que usamos diariamente nos pode fazer mal. Se fizer, podemos estar a prejudicar-nos a longo prazo.

      Eliminar
  6. É impressionante como uma coisa tão usual do nosso dia-a-dia possa vir a ser, ou já é mesmo, perigosa para nós!
    Vivemos numa sociedade que às vezes se esquece que além de se descobrir é preciso saber-se bem o que se descobre!
    E acho que é um campo que devem insistir em estudar, afinal o cancro não é uma brincadeira.
    E como se vê no post, ainda não há certezas de nada! Já me faz lembrar os trangénicos, usa-se, mas não se sabe!

    ResponderEliminar
  7. Eu ja ouvi falar disto vindo de medicos profissionais que tratam do cancro da mama e indicaram um desodorizante que se pode comprar numa ervanaria que existe em portimao, mas nao sei onde. E referiram tambem que os desodorizantes que podem causar o cancro sao os que tem Aluminio e Alcool na sua composiçao(a maior parte deles tem).

    ResponderEliminar
  8. Como podem imaginar, eu pensava que eram so os anti-transpirantes que causavam isto. Isto é mau para a nossa saude, pois a longo prazo pode-se vir a ter sérios problemas..

    ResponderEliminar