quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Engenharia Genética

Transplantes experimentais de células geneticamente modificadas podem reduzir o risco de morte súbita após um ataque cardíaco.

Segundo um novo estudo efectuado em ratos, que pode um dia ter aplicação nos humanos.
 

"Quinze por cento dos pacientes que sofreram um enfarte morrem nos três anos seguintes, maioritariamente devido ao ritmo cardíaco irregular e rápido, chamado de "taquicardia ventricular".
Os especialistas realizaram já várias tentativas de tratar os tecidos cardíacos com células, nomeadamente com mioblastos derivados do músculo da perna provenientes do mesmo paciente mas encontraram perturbações do ritmo.
 
Estas células dos músculos não possuem a mesma actividade eléctrica específicas do coração, que tem ele próprio um estimulador eléctrico natural para manter e adaptar o ritmo dos seus batimentos às necessidades do corpo. A diferença reside na presença de uma proteína, a conexina 43, existente em larga quantidade nas células cardíacas.




Os investigadores modificaram geneticamente células de músculos, para que estas produzissem a proteína em questão. Injectadas nos roedores, as células modificadas demonstraram resultados tão bons quanto os das células cardíacas embrionárias.
No entanto, antes de haver uma aplicação humana, é necessário provar a inocuidade do processo de modificação genética".

Fonte:http://visaoenfernaldacoisa.blogs.sapo.pt/14333.html


4 comentários:

  1. Como a ciência vai dando passos cada vez mais fundamentais!
    A verdade é que com a descoberta e a exploração da engenharia genética, tem-se conseguido cada vez coisas mais espantosas, e vantajosas para a saúde. E sendo, os problemas cardíacos, algo cada vez mais comum nos dias de hoje, e que atinge camadas mais novas, esta é uma exelente aposta se conseguimos claro implanta-la em humanos.
    A verdade é que descobre-se tanta coisa rapidamente, mas falta explora-la a ver se é seguro ou não. Ainda há muito trabalho e estudos pela frente. Mas realmente a engenharia genética é um campo deveras interessante!

    ResponderEliminar
  2. A engenharia genética é o futuro da ciência... como o desenvolvimento da mesma podemos vir a ultrapassar barreiras, como certas doenças (cancros, doenças cardíacas) que há muito tentamos ultrapassar...
    Se este métodos for viável em seres humanos, a esperança média de vida vai com certeza aumentar pois grande parte da população mais idosa sofre muito de enfartes o que leva em muitos dos casos à sua morte...
    Este tipo de avanços vieram mesmo a calhar... :D

    ResponderEliminar
  3. Cá esta! Novamente a engenharia a fazer das suas xD Isto são passos muito importantes e que levam ao desenvolvimento destas area da ciencia e que poderá ser bastante importante no combate aos problemas cardiacos no geral =)

    ResponderEliminar